A Xsealence assinou o acordo que estabelece a sua participação no projeto ANDROMEDA de investigação e tecnologia envolvendo veículos aéreos não-tripulados, tripulados e navios do Ministério de Defesa Nacional.

O ANDROMEDA é um projeto de investigação e desenvolvimento que tem como propósito principal evoluir os bons resultados que foram obtidos com o projeto europeu PERSEUS, que contou com a participação de várias entidades nacionais e internacionais.

O projeto PERSEUS possibilitou o desenvolvimento de um sistema que, entre várias outras funcionalidades importantes, ajudou na melhoria da capacidade de troca e de partilha controlada de informação proveniente do terreno ou de sistemas externos entre as diversas organizações militares nacionais e internacionais que integravam o projeto.

Com o projeto ANDROMEDA pretende-se melhorar e adicionar um conjunto de novas capacidades às existentes que possam ser úteis nas missões de vigilância conduzidas de forma conjunta por estas entidades.

Entre várias outras funcionalidades, pretende-se especificamente investigar e desenvolver a capacidade de transmissão de vídeo por multiponto com adaptação automática e independente às condições de comunicação existentes, utilizando uma tipologia de comunicação hierárquica entre os diversos Centros de Controlo e os utilizadores.

No projeto ANDROMEDA participam o Ministério da Defesa Nacional, a Força Aérea Portuguesa, a Marinha Portuguesa, o INOV – INESC Inovação e a Xsealence – Sea Technologies.

O projeto é financiado pelo Ministério da Defesa Nacional em 332.375,00€, que corresponde a 27% do valor total do projeto, relacionado com a investigação e tecnologia de transmissão de vídeo em UAV (Unmanned Air Vehicle) e navios.