O lançamento das novidades introduzidas na oferta de Soluções de comando, controlo e monitorização para aplicações marítimas da Xsealence teve lugar no congresso internacional do Ocean Business de Lisboa, que decorreu durante os dias 18 a 20 de Setembro de 2018.

Pioneira internacional no desenvolvimento de soluções VMS – Vessel Monitoring Systems e MCS de monitorização e controlo marítimos, a Xsealence apresentou aos representantes dos países convidados a participar nesta importante iniciativa nacional, os últimos desenvolvimentos implementados pela tecnológica portuguesa em vários países do mundo.

Entre os sistemas da Xsealence destaca-se o Monicap, solução que inclui unidades de monitorização remotas que comunicam com centros de comando e controlo centrais e remotos (a bordo de navios ou aviões), utilizando comunicações móveis terrestres e satélite, assim como outras aplicações nas áreas de ERS – Diários de pesca eletrónicos, Coordenação de missões marítimas, MCS Monitorização, Controlo e vigilância, Sistemas de gestão integrada das pescas e Conhecimento Situacional Marítimo.

As soluções oferecidas pela Xsealence permitem às autoridades evitar a pesca ilegal, combater a devastação e preservar os recursos, regular, controlar e melhorar a fiscalização das pescas, aumentando ao mesmo tempo a segurança dos pescadores e proporcionando-lhes ferramentas que lhes permitem realizar o cumprimento de obrigações de reporte de capturas de forma mais fácil.

O Projeto SeaItAll incorpora novas tecnologias e sensores para melhorar a monitorização, controlo e vigilância, desenvolvendo um conjunto de soluções que aumenta o conhecimento situacional marítimo e a gestão das pescas.

Durante o projeto foram desenvolvidos novos equipamentos VMS – Vessel Monitoring Systems. Em terra, um novo sistema de deteção da entrada dos navios no porto, assim como a deteção dos navios no mar utilizando imagens óticas de satélite e RADAR, irão aumentar significativamente o conhecimento da atividade marítima.