[two_third]O inovador sistema de seguimento e monitorização das atividades da pesca da empresa portuguesa especialista em tecnologias para o mar, foi oficialmente inaugurado em São Tomé no passado dia 11 de Dezembro, contando com a presença do Sr. Ministro da Economia e da Cooperação Internacional de São Tomé e Príncipe, do Sr. Diretor das Pescas, do Sr. Embaixador da UE para a região e da Sra. Embaixadora de Portugal.[/two_third][one_third_last]Inauguração Seasight São Tomé e Principe[/one_third_last]

A Xsealence inaugurou o novo Centro de Controlo e Vigilância das atividades da Pesca de São Tomé e Príncipe, no qual instalou o seu sistema SeaSight™, que tem como objetivo garantir a proteção dos recursos marinhos do país e monitorar via satélite a atividade dos navios que operam nas suas águas territoriais. A inauguração contou com a presença das autoridades do país assim como de representantes da União Europeia e de Portugal.

A tecnologia da Xsealence, com presença em vários países, foi escolhida como a melhor solução no concurso internacional promovido pelo Ministério de Economia e Cooperação Internacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe, através da sua Direção de Pescas, que se traduziu no fornecimento da solução de Monitorização via satélite das Atividades de Pesca naquele país. Para garantir as melhores condições de suporte dos sistemas instalados a XSealence estabeleceu uma presença local através de uma parceria com uma empresa são-tomense especialista em tecnologias de informação, comunicações e eletrónica.

Entre os sistemas da Xsealence instalados em São Tomé destaca-se o sistema Seasight™ (que inclui o conhecido equipamento de monitorização de embarcações Monicap™). Este sistema, pioneiro mundial e caso de estudo na União Europeia, deu os primeiros passos em 1988, e é uma solução de monitorização e controlo das atividades da pesca que resultou de uma parceria sólida com as Autoridades das Pescas Portuguesas, onde o sistema está instalado desde 1992. Essa parceria ainda hoje se mantém visando não só melhoramentos tecnológicos e funcionais, mas também os quadros legais de aplicação deste tipo de ferramentas.

O Seasight™ inclui uma unidade embarcada nos navios (equipamento Monicap™), onde é armazenada informação sobre a embarcação (incluindo dados de deslocação e localização, extraídos do sistema GPS e EGNOS) e que comunica por satélite (ou outro meio de comunicações móveis) com um Centro de Fiscalização e Controlo normalmente instalado nas entidades responsáveis pela fiscalização e gestão sustentável da atividade de pesca. O Centro possui um conjunto poderoso de ferramentas de processamento e distribuição de informação, incluindo sistemas de bases de dados, sistemas de informação geográfica e sistemas de comunicações informáticas avançadas. As ferramentas incluem, nomeadamente, soluções para inspetores, para gestão de missões marítimas e de gestão de atividade e esforço de pesca (diários de pesca eletrónicos).

As soluções oferecidas pela Xsealence permitirão às autoridades de São Tomé e Príncipe combater a pesca ilegal e a devastação e preservar os recursos, regular, controlar e melhorar a fiscalização das pescas, aumentando ao mesmo tempo a segurança dos pescadores em conformidade com o objetivo de seguir a regulamentação da União Europeia no controlo e monitorização das atividades da pesca.

Este é mais um caso de internacionalização da Xsealence na implementação de soluções para área na qual a empresa tem uma vasta história de realizações e onde se apresenta na linha da frente da tecnologia a nível mundial.

Na imprensa – São Tomé e Príncipe

[one_third]A Bola

Inauguração Seasight São Tomé e Príncipe

[/one_third][one_third]Jornal Tropical

Inauguração Seasight São Tomé e Príncipe

[/one_third][one_third_last]Agência Noticiosa

Inauguração Seasight São Tomé e Príncipe

[/one_third_last]