A Xsealence, uma das empresas tecnológicas mais inovadoras a nível mundial em soluções para controlo e monitorização de atividades de pesca, apresentou os avanços realizados no âmbito do projeto de investigação e desenvolvimento SeaITall em Mafra – Portugal.

O objetivo do projeto é contribuir para a ampliação da oferta de soluções integradas de monitorização de e controlo marítimo da Xsealence, incluindo os centros de controlo de pesca e as infraestruturas dos portos, para aumentar a interoperabilidade das suas soluções de monitorização, controlo e vigilância.

Entre outras inovações, este projeto inclui a introdução de novos módulos de comunicação e o desenvolvimento de sistemas inteligentes de deteção automática, baseados em análises de padrões de comportamento, que permitirão determinar remotamente o tipo de pesca realizada e as operações levadas a cabo numa viagem de pesca.

Devido ao facto de uma percentagem importante das capturas de pesca ser realizada por embarcações de pesca artesanal, a Xsealence desenvolveu, no âmbito do projeto SeaITall, um novo equipamento embarcado para atender às suas necessidades. O novo equipamento MONICAP(TM) VMS Artesanal possui um sistema de comunicação fiável, bateria interna de longa duração e um elevado grau de proteção, sendo resistente à água.
A deteção e identificação automática em tempo real do tráfego das embarcações nos portos tornou-se também um fator crítico para melhorar o controlo das atividades de pesca. A utilização de câmaras instaladas nos portos, integradas com o centro de controlo, permitem a deteção, identificação e registo automático de embarcações que entram ou saem do porto.

Parcerias
Os participantes no projeto SeaITall que colaboram com a Xsealence incluem Inov Inesc Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, IPMA Instituto Português da Mar e da Atmosfera e Tecnoveritas.